segunda-feira, 2 de julho de 2012

Jogando e motivando para a matemática

 

“Surgiu, no decorrer dos últimos anos um novo campo à volta dos videojogos e da aprendizagem. Este campo tem como fundamento a premissa de que os videojogos podem envolver os jogadores, em formas de aprendizagem ricas e profundas, num contexto extremamente estimulante. Os bons videojogos, defendem alguns, incorporam princípios de aprendizagem fortes – isto é, incorporam métodos de aprendizagem ricos - na sua própria concepção.”, James Paul Gee(2010:217) in Bons Videojogos+Boa Aprendizagem

Este post poderia ser somente sobre os recursos que hoje encontrei e que não são mais do que jogos matemáticos, mas trouxe para o post James Paul Gee, que é um professor Universitário que se tem dedicado aos videojogos enquanto “parceiro” na educação. Além dele, trago também Win Veen, com o seu homo zapiens que segundo ele:

“o Homo zappiens é um processador ativo de informação, resolve problemas de maneira muito hábil, usando estratégias de jogo, e sabe se comunicar muito bem”

Para mais tarde explicar que

“O Homo Zappiens aprende por meio do brincar e das atividades de investigação e descoberta relacionadas ao brincar. Sua aprendizagem começa tão logo ele jogue no computador e a aprendizagem logo se torna uma atividade coletiva já que os problemas serão resolvidos de maneira colaborativa e criativa em comunidade global. Os jogos de computador desafiam o Homo zappiens a encontrar estratégias adequadas para resolver problemas, a definir e categorizar problemas e uma variedade de outras habilidades metacognitivas na aprendizagem”  Veen(2009:12) in homo zappiens, educando na era digital

Ambos abordam os jogos como um factor positivo ao desenvolvimento cognitivo das crianças, já que com o seu uso estes desenvolvem habilidades e estratégias que são importantes para o seu futuro.

E poderia continuar o post abordando esta temática dos jogos em contexto educativo, mas utilizei este pequeno preâmbulo somente para partilhar esta wiki que contém uma compilação extensa de jogos de matemática, para diferentes níveis etários e com imensas categorias:

  • As quatro operações básicas;
  • Percentagens
  • decimais
  • ângulos;
  • fracções
  • sequências
  • Gráficos
  • Tabelas
  • Formas
  • Medidas

e muito mais

Toda a wiki é bastante interessante e diversificada, apresentando bastantes áreas. Foi inclusive vencedora dos prémios edublogs na categoria de melhor wiki. Para colocar nos favoritos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...