sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Algumas dicas em jeito de plano B

 

tipsin flickr via nico.cavalloto

Já aqui referi que no meu canivete suíço não dispenso a plataforma moodle. Esta semana, percebi que um serviço que gere shorten url´s é algo que tenho de acrescentar ao meu canivete.

Fui confrontado durante a semana com um problema na plataforma moodle da escola. Eu organizo todas as minhas aulas em torna da plataforma: sumário, recursos, fóruns, questionários, receber os trabalhos… enfim, faz parte da minha rotina e da dos alunos que ao entrar na sala de aula, ligam os pcs e acedem à plataforma moodle! Com este procedimento, esta semana como não tinha moodle tive de improvisar.

Utilizo o google docs da nossa escola para armazenar todos os meus recursos. Se pretendemos disponibilizar o mesmo documento a diferentes turmas é preferível armazenar um documento num serviço que permita a partilha do link desse documento, ao invés de fazer o upload desse documento para a página de cada turma que temos!

Sendo assim, eu não lhes poderia passar aquele link enorme que o google docs nos devolve, por isso, no início do post referi que preciso de uma nova ferramenta no meu canivete, um serviço de shorten url, há imensos, mas o que mais utilizo é o bit.ly.

Portanto disponibilizei todos os recursos via bit.ly e no final submeteram a resolução para o meu e-mail.

Em resumo: se não temos plataforma moodle, temos um serviço shorten url + e-mail ou dropittome.

Ainda pensei em usar um serviço tipo Schoology, mas isso implicaria começar do zero. Prometo que dedico um dia destes um post ao Shoology que acredito que os alunos vão adorar, já que para os alunos apresenta uma interface similar ao facebook!

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...