quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Organize graficamente a sua informação da web

 

pearltrees in pearltrees.com

Imagine os favoritos do seu browser organizados por pastas.

Agora imagine o seu serviço de social bookmarking (diigo, delicious, ...) onde armazena tudo que lhe parece pertinente na web e o associa por tags.

Esta é uma das formas mais usuais de organizar a nossa informação na web, há mais, sem dúvida que há mais, mas é a mais usual.

Agora, imagine um serviço que junta a funcionalidade referida do seu browser a um serviço de social bookmarking e lhe mostra tudo o que é importante para si na web mas, em modo gráfico. Não precisa de imaginar, porque "isso" existe e chama-se Pearltrees!

Confusos? Passo a explicar. 

Pearltrees é um serviço web que permite organizar e partilhar a informação que vamos recolhendo na web, mas com a particularidade de esta organização ser feita sobre a forma gráfica.

A mecânica associada ao Pearltrees é muito simples, funciona em forma de árvore e podemos ter:

  • pearltree - são nós, que por exemplo podem ser temas,
  • e pearl - são efetivamente os endereços que pretendemos armazenar e que guardamos sempre numa pearltree

Depois vamos construindo a nossa árvore(tree) acrescentando, ora pearltrees(nós), ora pearls(sites), conforme as nossas necessidades.

Quer a adição de nós ou de sites pode ser feito manualmente através da página do serviço ou via pearler, que é uma extensão do Pearltrees que podemos instalar no nosso browser.

Associado a tudo isto, temos a parte social: partilhas no facebook, twitter, mail, ... e podemos saber ainda o que os outros dizem sobre um determinado site que adicionamos.

Reconheço, que inicialmente, a sua utilização não é muito simples, mas é daqueles serviços que se identifica por completo com o famoso:

"Primeiro estranha-se. Depois entranha-se."

O Pearltree tem ainda mais características mas, vão descobrindo por vocês e com o tempo vão certamente gostar.

 

Ps: Estou a concorrer esta semana a um concurso de blogues em língua portuguesa, se gostam do blogue podem votar aqui na categoria “Escolares e Jornais de Escolas”.

Obrigado!

1 comentário:

  1. Grande Filipe Mendes!!
    Já saio saqui espalhando esse post, pois, como sabe precisamos construir os nossos por solicitação do Grupo eLearning Club e é útil para tudo, até para ser usado em portfólios profissionais, como já havia percebido.
    Entretanto, o post clareou o entendimento. Agora vou 'tentar' construir e se me apertar 'volto' para uma consulta!! haha

    Ciberabs!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...