segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dropbox–Automatizar tarefas

 

dropboxautomator

Sou um grande adepto do Dropbox. Penso que hoje, todos nós precisamos de ter um serviço que sincronize documentos entre os diferentes meios tecnológicos que usamos(pc,telemóvel, tablet) e o Dropbox é o meu preferido.

Hoje tive acesso a um serviço recente muito interessante para trabalhar com o Dropbox. É o DropboxAutomator, este serviço permite automatizar uma série de tarefas que facilitam muito.

Basicamente o DropboxAutomator permite que cada vez que se coloca numa determinada pasta um documento, executar sobre este algumas tarefas. Alguns exemplos :

Sempre que se coloca numa pasta um documento podemos convertê-lo para pdf, fazer o upload para o Google Docs ou para o slideshare

Contém também tarefas que se podem efetuar com imagens: Fazer o upload para o Facebook ou Flickr, reduzir o seu tamanho, escrever um determinado texto na imagem ou colocar um logotipo

Sempre que alguém coloca um novo ficheiro numa pasta partilhada é enviado para  um e-mail.

O serviço ainda é recente e como tal deve ter algumas funcionalidades que não devem estar devidamente “afinadas” mas merece a nossa atenção.

Na escola, este serviço, em trabalho colaborativo é muito interessante, uma vez que somos notificados por e-mail  quando alguém adiciona algo novo na pasta partilhada pela equipa. Além disso, se temos por hábito partilhar uma pasta com os nossos alunos este permite proteger facilmente os nossos documentos ou publicá-los em diferentes plataformas.

Em relação aos alunos, para receber documentos prefiro utilizar o dropittome que é a ferramenta ideal para enviar documentos para a nossa pasta. Já que uma partilha permite que ele seja eliminado!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...