sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Colocar questões em público deixou de ser problema

soapbox
Todos sabemos que nas aulas, nas conferências, seminários, workshops, … há um grupo enorme de pessoas que gostaria de perguntar algo, mas que por motivos de se expor em público acaba por não colocar as suas dúvidas ou questões. Hoje encontrei uma ferramenta extraordinária para resolver isso e não só!!

Um destes dias falei sobre o Poll Everywhere e da utilidade que esta ferramenta tem para recolher a opinião da nossa audiência.

Hoje trago uma ferramenta que a esse nível é de uma qualidade extraordinária, mas… acrescenta muito mais. Chama-se Soapbox.

Na prática o Soapbox cria um canal de comunicação que vai permitir aumentar a interação entre o orador e a sua audiência. Essa interação assenta essencialmente nas características do Soapbox, que permitem:

Colocar questões
A audiência pode colocar questões e ao mesmo tempo votar em questões colocadas anteriormente. As questões com mais votos tornam-se as mais relevantes.

Barómetro 
Sobre um determinado tópico, permite à audiência, exprimir se está ou não confuso.

Polling
Podemos questionar a audiência sobre um determinado tópico e recolher informação sobre esse mesmo tópico, ao jeito do Poll Everywhere.

Chegando a este ponto, já estão a imaginar o quanto esta ferramenta vai incrementar a sua comunicação com a dos seus alunos. O aluno simplesmente deixa de ter dúvidas se deve ou não participar. Sabe que a sua pergunta mantém o anonimato! Quebram-se imensas barreiras!!!! Além disso, os alunos também podem responder eles mesmo a outras questões colocadas pelos colegas, fantástico! Estou encantado com a ferramenta e desejoso de a experimentar em contexto de sala de aula
Em cada um dos tópicos coloquei uma hiperligação para um vídeo do Youtube, mas deixo aqui um pequeno vídeo de apresentação desta fabulosa ferramenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...